Como jogar canastra de duas mãos e três mãos?

Para a canastra de duas mãos, distribua 15 cartas para cada jogador.
A canastra de duas mãos é jogada de acordo com as mesmas regras que a canastra de 4 mãos, exceto pelas seguintes diferenças: Ao comprar do monte, um jogador retira 2 cartas mas descarta uma única carta. Um jogador deve formar 2 canastras antes de sair.

Para a canastra de três mãos, distribua 13 cartas para cada jogador. A canastra de três mãos pode ser jogada de acordo com as mesmas regras da canastra de quatro mãos ou com as modificações de regras descritas no passo a seguir.

Estabeleça o monte e o lixo como na canastra de 4 mãos. No entanto, cada jogador compra 2 cartas do monte e descarta 1, como na canastra de 2 mãos. O jogador que comprar primeiro o lixo joga sozinho, enquanto os outros 2 se juntam contra ele até que a partida termine. Se ninguém comprar o lixo, cada jogador somará pontos separadamente. Se um jogador bater antes que alguém compre o lixo, ele se torna o jogador solitário e os outros 2 se tornam parceiros.
O jogador solitário só soma seus próprios pontos, enquanto cada parceiro soma os pontos de qualquer combinação ou canastra – bem como de qualquer 3 vermelho – formada por um dos dois parceiros.

A vitória pertence ao primeiro jogador que somar 7.500 pontos. Não é permitida a batida de qualquer jogador antes de formar 2 canastras. Se alguém estiver ganhando, você pode optar por conceder aos outros jogadores uma vantagem.

Buraco (jogo de cartas)

Originária do espanhol “canasta” ou também conhecido como Buraco ou biriba, canastra é um jogo de tática e estratégiaque foi inventado nos anos 40, no Uruguai em 1939 de uma forma anterior do rummy, por um grupo de amigos que uniram elementos de jogos de baralho como bridge, rúmi e conquián para criar a Canastra, difundida na América do Sul e introduzida nos Estados Unidos em 1948 como Argentine rummy.

Muito popular nos Estados Unidos nos anos de 1950, o jogo gerou diversas variações, recebendo vários outros nomes.

A canastra é um jogo de cartas para duplas (um jogador de cada lado), 3 jogadores ou, o que é mais comum, 4 jogadores e gira em sentido horário.

Usam-se dois baralhos completos de 52 cartas e, opcionalmente, os curingas (jokers). Também considera-se curinga todas as cartas de número 2, tendo como ranking de cartas: A K Q J 10 9 8 7 6 5 4 3 2.

Jogam-se várias rodadas, sendo somados os pontos atingidos por cada dupla, até que se atinjam 3.000 ou 5.000 pontos, o tempo de partida dura em média de 40 minutos até várias horas, com chance de vencer mediana.

buraco sentido do jogo

Objetivo

O objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos que são os valores somados das cartas “baixadas” por cada dupla, e das “canastras” (sequência de sete ou mais cartas de mesmo naipe), sendo que a canastra “limpa” (sem curingas) vale 200 pontos, a “suja” vale 100 pontos e os jogos que não chegaram a formar canastra valem apenas a soma dos pontos de suas cartas.

Para chegar ao máximo de pontos são jogadas várias partidas, sendo que em cada rodada os dois maços são embaralhados e a cada rodada uma pessoa diferente dá as cartas (em sequência, no sentido anti-horário). Sempre inicia o jogo quem está a direita do jogador que deu as cartas. Na próxima rodada, esta pessoa dará as cartas.

Canastras

Considera-se “canastra limpa” um conjunto de sete cartas do mesmo naipe, em sequência contínua, sem uso de curinga. A carta 2 pode estar presente contanto que esteja em seu lugar de costume (entre o ás e o 3).

Em variações de jogos, podem existir quatro tipos de canastra:

  • suja: canastra com pelo menos 7 cartas sequenciais usando um coringa.

  • limpa: canastra com pelo menos 7 cartas sequenciais, sem uso de coringa.

  • canastra de quinhentos: vai de ás a K (rei), sem coringas.

  • canastra real: de ás a ás, sem coringa.

A canastra suja que usar o coringa 2, no caso de ser do mesmo naipe, pode tornar-se limpa durante a partida antes da canastra atingir a sétima carta.

“Lavadeiras”

Alguns jogos, mas não o buraco tradicional, admitem a canastra chamada “lavadeira”, em que se usam cartas iguais, de naipes variados. Por exemplo, na lavadeira de ás, usam-se ao menos três ases de naipes variados sendo que sua pontuação não vale como canastra mas serão somados na contagem final.

Baixar

Para valer pontos, as cartas devem ser baixadas, isto é, colocadas sobre a mesa, com a face para cima, em grupos de, ao menos, três cartas sequenciais, formando um “jogo”. Após um jogo iniciado, pode-se então acrescentar mais cartas, de uma em uma ou mais. Se a sequência atingir sete cartas, torna-se uma canastra. Podem-se usar curingas para substituir as cartas que estiverem faltando, mas apenas um por sequência ou canastra. Pode-se mover o 2 até sua posição correta antes de fechar a canastra (isto é, antes dela ter 7 cartas) para evitar formar uma canastra suja, mas não se pode “limpar” uma canastra suja já completa.

Em jogos de duplas, ambos os jogadores podem baixar jogos, os quais, uma vez baixados, podem ser complementados por qualquer um dos jogadores da dupla em sua respectiva vez. É costume que todos os jogos baixados por uma dupla sejam dispostos sobre a mesa à frente de apenas um dos parceiros.

Se os jogadores ou o jogador estiver vulnerável no jogo fechado (isso é, com lixo preso), permanecem as regras básicas do buraco, sendo assim, você pode sim usar o lixo para contar os 75 pontos.

O descarte

O descarte, ou lixo, é uma parte muito importante do jogo. É formado por cartas que já passaram pelas mãos de outros jogadores e foram descartadas. Ao invés de comprar cartas novas, você pode usar o lixo para montar novos jogos, completar sequências da mesa para formar canastras e, é por isso que se deve prestar atenção para não ajudar o adversário.